RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

RNP começa a implantar hierarquia para serviço NTP

Primeiros servidores stratum 2 entram em operação


A RNP, através de seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS), começou a implantar uma hierarquia de servidores Network Time Protocol (NTP). Esta hierarquia tem a função de distribuir a carga de processamento, garantindo um serviço mais estável e confiável para o usuário final.

Os servidores NTP são fundamentais para administração de redes pois permitem a sincronização dos relógios dos equipamentos em rede a partir de uma referência aceita mundialmente, conhecida como UTC (Universal Time Coordinated). Na ponta final, o usuário tem a garantia de saber que o site que ele está acessando está com a hora certa, o que é crucial para aqueles que deixam para pagar suas contas via Internet no último minuto, por exemplo. Isto, claro, se o servidor do site que está sendo acessado fizer uso de um serviço NTP.

O serviço oferecido pela RNP desde julho de 2000 está ligado diretamente a um relógio de referência, mecanismo de altíssima precisão. O relógio de referência usado é um receptor GPS (Global Positioning System).

O GPS é um sistema de navegação por satélite criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Consiste em um conjunto de satélites que orbitam a Terra e enviam sinais codificados para um receptor GPS, permitindo calcular velocidade, posição e tempo.

Os satelites carregam relógios atômicos que os sincronizam com grande precisão. Cada satélite trabalha em uma freqüência que lhes permite enviar sinais ao mesmo tempo. Uma antena instalada no Ponto de Presença da RNP em Brasília capta estes sinais e os transmite para um receptor GPS conectado ao servidor NTP. O receptor conhece a posição exata de cada satélite, o que torna possível calcular a hora exata no receptor. A precisão entre os satélites e o receptor GPS é de aproximadamente 100 nanossegundos. A precisão do servidor NTP dependerá de uma série de fatores como a velocidade da rede e a distância física entre a máquina que abriga o serviço e o receptor.

Pelo uso da tecnologia GPS, o servidor instalado na capital federal é classificado como stratum 1. Servidores que usarem o servidor da RNP como referência serão considerados stratum 2 e assim por diante.

Há, atualmente, poucos servidores NTP stratum 2 instalados no país e, na maioria dos casos, não há uma hierarquia organizada nem política de acesso definida. A hierarquia que o CAIS começa a implementar prevê que as seguintes instituições/unidades abriguem um servidor stratum 2 conectando-se ao stratum 1 da RNP:

  • Núcleos de Apoio da RNP;
  • Pontos de Presença da RNP;
  • Redes Estaduais;
  • qualquer outra rede com capacidade técnica e que atinja uma comunidade significativa de usuários.

Estas instituições/unidades deverão propiciar a criação de servidores NTP stratum 3 nas redes clientes. A política de acesso aos servidores vinculados à RNP está sendo formulada pelo CAIS. Maiores informações podem ser obtidas pelo email .

Sobre o GPS:

DANA, Peter H. Global Positioning System Overview. The Geographer's Craft Project, Department of Geography, The University of Colorado at Boulder, 1999. Disponível em: http://www.colorado.edu/geography/gcraft/notes/gps/gps_f.html Acessado em: 29.03.01

Sobre o NTP:

Time Server - http://www.ntp.org/

[RNP, 11.03.2001]

Consulta em noticias

 


Notícias relacionadas:

Servidor NTP enfrentou bem horário de verão

[RNP, 11.10.2000]

RNP lança manual para implementação de serviço Network Time Protocol em redes locais

Próxima meta do CAIS é estabelecer hierarquia de servidores

[RNP, 02.10.2000]

Servidor Network Time Protocol da RNP fornece hora certa

Novo serviço é totalmente gratuito

[RNP, 17.07.2000]