RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Os bastidores da infra-estrutura montada para o 4º Workshop RNP2

Equipe técnica da RNP conta como foi o suporte ao evento


Equipe técnica da RNP prepara infra-estrutura para dar suporte ao evento

Para o 4º Workshop RNP2 em Natal a RNP teve que preparar uma infra-estrutura que suportasse todas as necessidades dos diversos palestrantes do evento. Dentre os pedidos recebidos havia necessidade de infra-estrutura para realizar as seguintes atividades.

  • Curso de videoconferência, com participação remota da Universidade Federal do Ceará;
  • Suporte à participação remota de Ana Preston (representante do projeto Internet2 que palestrou no workshop), na conferência anual sobre redes da Terena, que estava sendo realizada na Croácia;
  • Suporte à apresentação de Bill St Arnaud, da organização Canarie, que falou sobre a rede CA*Net4 para o auditório do 4º WRNP2 a partir de Ottawa, no Canadá;
  • Realização de ligações VoIP entre Natal e Rio de Janeiro utilizando a rede da RNP;
  • Teste de transmissão de vídeo pelo backbone, em MPEG2, entre Natal-São Paulo-Florianópolis para demonstrar uma aplicação interativa;
  • Transmissão ao vivo do evento pelo site da RNP;
  • Durante os experimentos listados acima, o GT-QoS aproveitou a oportunidade para configurar qualidade de serviço na rede para testar e realizar medições.

A Topologia da Rede – Interligação entre Hotel Pirâmide e o Laboratório NatalNet

Para possibilitar a realização dos experimentos agendados para o evento, bem como disponibilizar aos seus participantes o acesso à Internet, foi montada uma infra-estrutura de rede que disponibilizava um link de alta velocidade entre o Hotel Pirâmide e o Laboratório NatalNet. A topologia física da ligação, apresentada na figura a seguir, interligava o Hotel Pirâmide à Telemar (RN), que por sua vez se ligava ao Laboratório NatalNet. No laboratório NatalNet existem links permanentes com o POP-RN e a rede interna da UFRN.

Todos os links citados operavam sobre a tecnologia ATM com a velocidade de 155Mb/s (OC3), o que disponibilizava uma banda suficiente para os experimentos realizados durante o evento. Na interligação entre a NatalNet e POP-RN foi configurado um PVC que possibilitava o acesso direto ao backbone de roteamento da RNP, sem que houvesse a necessidade de “competir” com os tráfegos dos outros clientes do PoP-RN.

A Topologia da Rede - Interligação Hotel Pirâmide – Laboratório NatalNet

Para atender às demandas listadas anteriormente, com garantia de qualidade do serviço, a RNP providenciou, junto à Embratel, um aumento da banda de alguns enlaces. No período de 30/04 a 23/05, o enlace NTL-SPO passou de 4 para 9 Mbps, enquanto que o de FNS-SPO foi também atualizado em 5 Mbps, passando para 20 Mbps. Também foi ativado um circuito virtual temporário entre o PoP-RN e o PoP-RJ de 2 Mbps exclusivamente para transmissão das palestras de Ana Preston e Bill St Arnaud.

Configurações especiais de roteamento foram feitas, praticamente, para cada um dos experimentos realizados no workshop e em cada máquina envolvida nas transmissões, de forma que o fluxo de dados (imagem e som) tivesse a garantia de uma boa qualidade.

Para os experimentos dos GTs de Vídeo Digital e de QoS, foram feitas configurações especiais de qualidade de serviço (priorização de pacotes) nos roteadores dos PoPs do Rio Grande do Norte, São Paulo, Bahia e Santa Catarina. Tal configuração envolveu a definição da classe de tráfego conhecida como "Premium."

No caso do experimento do GT de Vídeo, o tráfego gerado no Rio Grande do Norte seguia priorizado para São Paulo, onde era distribuído, também com priorização, para Santa Catarina, Rio de Janeiro, Bahia e interface de saída para USP, onde havia um cliente da aplicação. Tanto em Santa Catarina, quanto na Bahia, o tráfego sofreu priorização nas interfaces de saída para os clientes da torcida virtual. Em Santa Catarina, devido ao congestionamento constante de seus enlaces, foi necessário fazer uma configuração extra para que o tráfego de áudio gerado pela aplicação cliente localizada naquele estado fosse priorizado em direção de São Paulo.

Para o experimento de VoIP, apenas foi priorizado o saindo do Rio Grande do Norte para um servidor no Rio de Janeiro, onde não foram feitas configurações especiais de QoS.

Foram realizadas 440 ligações VoIP entre Natal e Rio de Janeiro

Foram utilizados dois gateways Cisco na realização das ligações VoIP entre Natal e Rio. Um Cisco 2611, em Natal, c/4 portas FXO conectadas cada uma a um ramal do hotel (ramais: 781,782, 783 e 784) e outro Cisco 4224, no Rio de Janeiro, com porta E1 conectada ao PBX da UFRJ (permitindo 12 ligações simultâneas).

Foi ainda utilizado um servidor Linux Conectiva como gatekeeper (software GNUGK), instalado em Natal, e um servidor Linux Slackware como servidor Radius (uso do software FreeRadius), instalado no Rio.

Ao todo, foram realizadas com sucesso 440 chamadas entre as duas cidades, totalizando 21 horas de uso. As transmissões ocorreram no backbone da RNP e foi configurado QoS nos links priorizando os pacotes de voz.

Transmissão das ligações VoIP

Transmissão de videoconferência transcorreu com poucas perdas e boa imagem

Para as duas videoconferências internacionais, foi utilizado o link de 2Mbps dedicado entre o Rio e Natal e foram realizadas configurações para a chegada, a partir deste link, até a Internet2 e consequentemente a rede Canarie (Canadá) e rede Géant (Croácia). Um equipamento da marca Polycom permitia receber e enviar áudio e vídeo entre duas estações. Na comunicação com a Croácia, também foi utilizado um microcomputador rodando o software NetMeeting para transmitir os slides. A velocidade de transmissão empregada foi de 128Kbps. A transmissão ocorreu com poucas perdas e a imagem foi bem recebida por eles.

Já na experiência com o Canadá, a velocidade de transmissão empregada foi de 256Kbps. A imagem congelou algumas vezes, mas não impediu que a platéia acompanhasse. Quase ao fim da transmissão houve uma pequena queda de energia que provocou o término abrupto da conexão, mas foi restaurada imediatamente depois sem comprometer a apresentação.

Devido a alguns problemas ocorridos na rede do hotel e na Natalnet não foi possível a realização de testes com as pontas com antecedência, o que provocou alguns problema pois os testes tiveram que ser realizados minutos antes do evento. Em relação à Croácia o problema foi pior devido a diferença de fuso horário (5 horas à nossa frente) o que obrigou a equipe a realizar diversos testes às 5h.

Palestras foram exibidas em tempo real no site da RNP

A palestras foram transmitidas utilizando uma filmadora Sony conectada a um notebook rodando o Media encoder, conforme figura abaixo. O notebook transmitia em unicast para um media server localizado na RNP no Rio de Janeiro que então retransmitia para o backbone da RNP o video em unicast e multicast dependendo da localidade. Para receber a transmissão os usuários precisavam apenas acessar a página da RNP no site do evento e possuir um cliente Windows Media instalado.

Transmissão Via página da RNP

Acesso Wireless

Foi disponibilizado nas salas do evento e no auditório acesso Internet aos participantes através de estações bases WI-FI colocadas em cada localidade.

Batucadas e charangas animaram o experimento com Vídeo Digital

Para este experimento foi configurado QoS nos links entre Natal, São Paulo e Florianópolis. O experimento, que foi chamado de "torcida virtual", consistia no seguinte procedimento: era gerado um vídeo MPEG-2 de um jogo de futebol (ou outro esporte); os usuários interessados em participar da torcida, se conectavam na aplicação na versão interativa do programa de TV e escolhiam um assento em um mapa de um estádio de futebol; após a escolha do assento, o áudio capturado na máquina do torcedor era enviado para o servidor de torcida, que realizava a mixagem do áudio recebido dos torcedores sentados próximos e devolvia o som da torcida (mixado) para os torcedores. O efeito é muito interessante, principalmente se os torcedores forem animados. Batucadas, charangas animaram o experimento que ocorreu na sexta-feira junto com o SBRC.

Participaram deste trabalho as seguintes equipes:

RNP

CEO

  • Ari Frazão
  • Marcel Faria
  • Fábio Okamura
  • Sidney Lucena

SSO

  • Mauricio
  • Graciela

DI

  • Iara Machado

GT-VoIP

  • Fábio
  • Peixoto
  • César

GT-QoS

  • Mércia
  • Leobino

Natal-Net

  • Madruga
  • Carlos (Stiff)

[RNP, 09.06.2003]

Consulta em noticias

 


Notícia principal:

Grupos de Trabalho RNP demonstram resultados durante o 4º Workshop RNP2

Apresentação do Projeto Giga para a comunidade acadêmica de redes foi outro destaque do evento


Outras coordenadas:

Projeto Giga é apresentado para comunidade acadêmica de redes avançadas

Coordenadores executivos afirmam que objetivo do projeto é gerar valor econômico para a indústria nacional

Primeiros Grupos de Trabalho RNP apresentam resultados no 4º WRNP2

Dois pilotos foram demonstrados durante o evento

Videoconferências ampliaram o alcance do 4º WRNP

Quatro sessões, sendo duas internacionais, foram realizadas durante o evento