RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Grupos de Trabalho RNP demonstram resultados durante o 4º Workshop RNP2

Apresentação do Projeto Giga para a comunidade acadêmica de redes foi outro destaque do evento


Abertura do SBRC / sala Ponta Negra (foto: Fátima Melo)O 4º Workshop RNP2 foi realizado nos dias 19 e 20 de maio em Natal, Rio Grande do Norte, junto ao 21º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC2003). Os destaques da programação foram a divulgação dos resultados dos Grupos de Trabalho da RNP (GT-RNP) e a apresentação do Projeto Giga para os 270 inscritos, com maioria composta de pesquisadores e desenvolvedores de tecnologias de redes e aplicações avançadas. O programa incluiu, ainda, a apresentação de trabalhos dentro das sessões técnicas. Um curso-piloto de videoconferência, elaborado pelo GT de Aplicações Educacionais, foi realizado para 20 alunos que fizeram inscrição específica. O 4º WRNP2 foi realizado pela RNP e contou com o apoio das empresas Embratel, Juniper Networks, Sun Microsystems, Padtec, Global Crossing e Extreme Networks e apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Potiguar e da organização do SBRC.

Os coordenadores dos GTs-RNP relataram os trabalhos desenvolvidos por seus respectivos grupos (veja mais informações em Primeiros Grupos de Trabalho RNP apresentam resultados no 4º WRNP2 ). Eles foram criados em 2002, como primeiro fruto do Programa Grupos de Trabalho RNP, cujo objetivo é promover inovação de serviços e aplicações na rede.

As apresentações individuais mostraram um saldo positivo dos trabalhos realizados. O curso de videoconferência oferecido na grade do próprio workshop e a demonstração de telefonia sobre IP foram exemplos dos pilotos desenvolvidos (veja mais informações em GT Aplicações Educacionais e em GT VoIP , respectivamente). Um aspecto positivo que extrapolava as metas dos GTs sobressaiu dos relatos: a colaboração inter-grupos que ocorreu. As propostas de pilotos dos GTs QoS, Diretórios, Vídeo Digital e VoIP eram, em certo nível, complementares, pois possuíam desafios técnicos cujo escopo ia além da área de atuação de um GT isoladamente. Embora não houvesse uma orientação a priori nesse sentido, tais desafios foram solucionados com a colaboração entre os grupos.

Alguns grupos constataram carência da infra-estrutura da rede para atender a determinadas demandas dos pilotos. O diretor de Operações da RNP, Alexandre Grojsgold, informou que existe um planejamento para contratação, até o final deste ano, de enlaces STM1, ao invés dos atuais ATM, entre os pontos de presença do backbone RNP2 de maior concentração de tráfego. Ele espera, ao final de 2003, estar operando uma rede nacional de banda agregada de 1.2 Gbps, cerca de quatro vezes maior que a capacidade atual, de 362 Mbps. Alexandre adiantou, ainda, que a capacidade da conectividade internacional também vai ser ampliada. Ambas as atualizações ainda dependem da alocação dos recursos para a contratação dos serviços.

Independente dessa atualização prevista para o médio prazo, o futuro está na área de redes ópticas combinadas com IP. O diretor geral da RNP, Nelson Simões, revelou que trabalha com uma meta para implementação de uma rede nacional óptica até 2007, para que aplicações-piloto como as que os GTs apresentaram possam ser usadas em ambientes de produção e em larga escala.

Segundo ele, essas redes vão ser importantes para integrar aplicações em educação (superior, fundamental e técnica), para o suporte à comunicação e colaboração em pesquisa, para promover a sociedade da informação e para projetos de governo eletrônico.

O Projeto Giga é, justamente, uma rede experimental de próxima geração. Durante o 4º WRNP2, foi apresentado o Comitê Científico que vai avaliar e selecionar as propostas de subprojetos a serem realizados nas áreas temáticas de pesquisa e desenvolvimento sob a coordenação da RNP, parceira executiva do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) no Giga. (veja mais informações em Projeto Giga é apresentado para a comunidade acadêmica de redes avançadas )

As duas trilhas de sessões técnicas do 4º WRNP2 – engenharia de redes e aplicações avançadas –, foram realizadas em paralelo. A organização do evento recebeu mais de 70 propostas de trabalhos, das quais 31 foram selecionadas para apresentação.

O curso de videoconferência foi ministrado para 20 alunos no local do evento e foi transmitido simultaneamente para o PoP-CE (veja mais informações em GT Aplicações Educacionais). Algumas sessões do workshop foram transmitidas em tempo real pela rede.

Representantes dos patrocinadores Embratel, Sun Microsystems, Juniper Networks e Padtec apresentaram em plenário a contribuição destas empresas para a inovação tecnológica em redes.

Michael Stanton anunciou o lançamento do edital para criação dos GTs 2003/2004

Michael Stanton, Pedro Bezerra, Emmanuel Passos, Nelson Simões, Ana Preston e Nelson Prugner (da esquerda para a direita) na mesa de abertura do 4ºWRNP2(foto: Fátima Melo)A sessão de abertura do 4º WRNP2 contou com a participação do assessor do Secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC), Pedro Bezerra; do Coordenador Geral do Programa de Pesquisa em Sociedade da Informação do CNPq, Nelson Prugner; do assessor do Secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Emanuel Passos; e da gerente de programa de Relações Internacionais do Projeto Internet2, Ana Preston; além dos diretores Geral, de Operações e de Inovação da RNP, respectivamente Nelson Simões, Alexandre Grojsgold e Michael Stanton.

Pedro Bezerra declarou que a posição do ministério é de dar apoio à RNP e demandar novos serviços. Ele afirmou que o atingimento das metas do MEC pode ser facilitado com o trabalho da RNP.

Nelson Prugner trouxe notícias a respeito de uma questão pendente. Ele esclareceu, na ocasião, que a nova administração do CNPq iria cumprir os compromissos do passado, referindo-se especificamente aos editais "Tecnologia, Produtos e Serviços de Informação e Comunicação, Aplicados em Redes Avançadas" e "Tecnologias para o Desenvolvimento e Pesquisa em Conteúdos Digitais". Eles foram lançados no final de 2001 mas, até a data do workshop, ainda não havia ocorrido o repasse dos recursos de bolsas desde o início dos projetos. Três dias após o evento, a RNP recebeu comunicado liberando imediatamente estas bolsas e a prorrogação até maio de 2004 dos projetos por elas beneficiados.

Ana Preston e Nelson Simões durante a abertura do 4ºWRNP2 (foto: Marcus Mannarino)Ana Preston fez uma apresentação didática sobre o projeto I2, relembrando o histórico e a missão do projeto. Ao citar as últimas notícias, Ana reforçou a avaliação de Nelson Simões ao declarar que o I2 caminha para estabelecer uma rede óptica nacional. Além disso, citou o incentivo para o crescimento do uso de IPv6 nativo e a criação do Abilene Observatory ­ uma rede de equipamentos dedicados para fazer medições ativas e passivas no backbone com o objetivo de armazenamento de dados sobre tráfego para uso pelos pesquisadores.
Durante a abertura, Michael Stanton divulgou o lançamento do edital para formação dos novos GTs-RNP, que está disponível em http://www.rnp.br/editais/

Transmissões e sessões de videoconferência ampliaram o alcance do 4º WRNP2

Ao longo de toda a programação do 4º WRNP2, o backbone RNP2 foi intensamente utilizado para transmissão e recepção de vídeo, áudio e dados. Foram realizadas quatro videoconferências ponto-a-ponto e transmissões abertas de algumas das sessões do evento.

Bill St Arnaud, da organização CANARIE, falou e apresentou slides sobre a rede CA*Net4 para o auditório do 4º WRNP2 a partir de Ottawa, no Canadá, no dia 20.

Do Brasil, Ana Preston, representante do projeto Internet2, participou remotamente, por videoconferência, de um painel sobre Peer to Peer na conferência anual sobre redes da Terena, que estava sendo realizada na Croácia, também no dia 20. (veja mais informações em , Videoconferência ampliaram o alcance do 4º WRNP ).

O curso de videoconferência dado pelo GT Aplicações Educacionais foi transmitido via videoconferência ponto-a-ponto para uma turma de 5 alunos montada numa sala do Ponto de Presença do Ceará (POP-CE).

As transmissões abertas eram anunciadas no site do 4º WRNP2, com links disponíveis para usuários Internet em geral assistirem ao streaming em tempo real. Além das transmissões de vídeo, o backbone da RNP também era usada para demonstração do piloto de telefonia sobre IP, conduzido pelo GT VoIP da UFRJ. Através desta demonstração era permitido realizar telefonemas curtos entre Natal e Rio de Janeiro.

As apresentações realizadas durante o evento estão disponíveis no site do workshop. Os vídeos das sessões transmitidas também estarão disponíveis no mesmo local.

[RNP, 02.06.2003]

Consulta em noticias

 


Notícias coordenadas:

Os bastidores da infra-estrutura montada para o 4º Workshop RNP2

Equipe técnica da RNP conta como foi o suporte ao evento

Projeto Giga é apresentado para comunidade acadêmica de redes avançadas

Coordenadores executivos afirmam que objetivo do projeto é gerar valor econômico para a indústria nacional

Primeiros Grupos de Trabalho RNP apresentam resultados no 4º WRNP2

Dois pilotos foram demonstrados durante o evento

Videoconferências ampliaram o alcance do 4º WRNP

Quatro sessões, sendo duas internacionais, foram realizadas durante o evento