RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Capacidade de tráfego internacional duplicada

RNP ativa novo peering com Global Crossing


Em 29 de janeiro, foi ativado um enlace de 155 Mbps para troca de tráfego (peering) entre a rede acadêmica brasileira RNP2 e a rede da empresa de telecomunicações Global Crossing. A expectativa é de duplicação da capacidade de trânsito internacional para os usuários da RNP.

Explica-se: a RNP possui um enlace próprio de 155 Mbps com os Estados Unidos. Neste canal, são transmitidos, exclusivamente, dados das instituições conectadas à rede RNP2. Agora, pelo acordo de peering feito com a Global Crossing, a RNP poderá usar também o canal desta empresa norte-americana de telecomunicações para escoar parte do seu tráfego internacional. Na prática, é como se a rede brasileira houvesse ganho outro enlace de 155 Mbps, uma vez que a Global Crossing possui capacidade ociosa em sua conexão com os Estados Unidos, a qual poderá ser usada pela RNP até o limite da capacidade do peering.

De fato, nos momentos de pico, quase 100 Mbps de dados oriundos da rede da RNP têm chegado à Internet global através do peering com a Global Crossing. Isto aliviou o enlace internacional da rede nacional acadêmica, que estava com quase 100% de ocupação de banda em seus momentos de pico, até a ú ltima semana de janeiro. Atualmente, o enlace próprio da RNP está com uma média de 65% de uso, enquanto o peering com a Global Crossing está com uma média de 55% de uso.

“Estamos dobrando a capacidade de trânsito para as redes mundiais, que estará agora sendo dividido e balanceado entre a linha internacional original e esse novo acesso, que é uma porta IP 155M no backbone da GC no Brasil”, registrou o Centro de Engenharia e Operações da RNP no weblog do backbone.

A disseminação da prática de peering é fundamental para o bom funcionamento da Internet, pois são as trocas de tráfego entre diversos backbones que garantem que a Internet continue funcionando mesmo que uma rede isolada fique indisponível. A RNP troca tráfego com outras redes comerciais e acadêmicas no Brasil, como Embratel, Ansp, Optiglobe e Rede Rio.

Além do enlace de 155 Mbps, inaugurado em fevereiro de 2001, a RNP possui uma linha direta de 45 Mbps com o backbone do projeto norte-americano Internet2. Ainda este ano, a RNP obterá conexão internacional também através da Rede Clara, que interligará mais de uma dezena de redes acadêmicas latino-americanas entre si e com o backbone europeu Géant.

Link RNP-RJ -> Global Crossing-RJ (155Mbps POS)

gráfico do tráfego rj.bb3.pos.rj-gblx2

Gráfico de utilização diária do peering entre as redes da RNP e da Global Crossing. A imagem é gerada dinamicamente por um programa de gerenciamento de tráfego e livremente adaptada para inserção nesta página. Para uma melhor visualização deste gráfico e estatísticas por semana, mês e ano, clique na imagem.


[RNP, 20.02.2004]

Consulta em noticias

 


Veja também:

Troca de tráfego

Informações sobre a política de peering da RNP

Estatísticas de tráfego

Estatísticas de tráfego da rede da RNP

Mapa do backbone RNP

Topologia da rede da RNP


Notícias relacionadas:

RNP e Rede Rio ativam novo enlace de 100 Mbps

Capacidade de troca de tráfego entre as duas redes chega a 200 Mbps

[RNP, 12.05.2003]

Troca de tráfego com Embratel foi ampliada

Comunicação entre rede acadêmica e principal backbone comercial fica mais veloz

[RNP, 09.12.2002]

RNP2 está conectado à Internet2

Enlace de 45 Mbps possibilita realização de pesquisas com outras redes acadêmicas do mundo

[RNP, 29.08.2001]

RNP inaugurou link internacional de 155 Mbps

Novo enlace possibilitará acesso à Internet2

[RNP, 19.02.2001]