*GT: Grupo de Trabalho
1. GT-Multipresença: pesquisadores criam um sistema de videoconferência adaptável, escalável e interoperável, que permite a comunicação independente de dispositivo, largura de banda ou localização.
2. GT-EduFlow: visa prover o suporte à mobilidade e handover em redes sem fio, evitando alterar o núcleo da rede e os dispositivos móveis. Para isso, será usado o paradigma de Redes Definidas por Software (SDN).
3. GT-EWS: ferramenta para monitorar atividade maliciosa e detectar antecipadamente eventos e incidentes de segurança, pela análise de dados vindos de sensores de redes tradicionais e outras fontes, como redes sociais, fóruns e registros de redes virtuais.
4. GT-Actions: plataforma computacional para identificação e tratamento em tempo real de ataques Distribuídos de Negação de Serviço (DDos), além da geração de uma metodologia para adequar os algoritmos no tratamento de novas versões de ataques.
5. GT-RarasNet: o Observatório de Doenças Raras (UnB) desenvolve um sistema para reunir, em uma base de dados, iniciativas brasileiras a respeito de doenças raras.
6. GT-MobVida: quer oferecer, ao profissional de saúde básica, um aplicativo para a criação rápida e eficiente de questionários de avaliação, usados no diagnóstico da saúde mental de idosos.
7. GT-Remar: desenvolve ferramentas para criação de jogos educativos e a sua integração a ambientes virtuais de aprendizagem.
8. GT-LabVad: o objetivo do Laboratório Virtual de Apoio Didático (LabVad) é criar uma plataforma de laboratórios virtuais para experimentos no ensino de ciências e de eletrônica.
9. GT-MRE: o grupo propõe um sistema de experimentação remota, integrado a dispositivos móveis, que permita ampliar o acesso aos recursos educacionais via ambientes virtuais de aprendizagem.
10. GT-TeI: dedica-se à criação de ambientes de experimentação (testbeds) que permitam avaliar aplicações executadas em nós sensores e em nós remotos em outras redes conectadas à internet, para a construção de espaços inteligentes.
11. GT-IpêTeVê: o objetivo é promover a interoperablidade em escala global do conteúdo de TV digital distribuído pela RNP, pela integração dos serviços multimídia da organização com o testbed IPTV.
12. GT-PID: desenvolve uma plataforma colaborativa para que laboratórios brasileiros ampliem suas capacidades de processamento, pela utilização de recursos computacionais de outras organizações usuárias, seguindo o modelo de infraestrutura como serviço (IaaS).
13. GT-CoLisEU: sistema de coleta de informações de dispositivos e usuários para analisar a qualidade de serviço e de experiência para o aperfeiçoamento do serviço de rede sem fio da RNP, o eduroam.
14. Serviço de monitoramento da rede Ipê: o MonIPÊ é capaz de medir com precisão a qualidade entre redes IP fim a fim, possibilitando avaliações de desempenho de redes em ambientes de colaboração.
15. Modelagem dos serviços de conectividade da RNP: o serviço Camada 2 pressupõe o estabelecimento de circuitos Ethernet entre dois ou mais Pontos de Presença (PoPs) da rede Ipê.
16. DMZ Científica: consiste na criação de um segmento específico em uma rede de campus para acomodar as demandas diferenciadas de certas aplicações científicas.
17. Painel de Visualização e Colaboração SAGE: o projeto fomenta atividades colaborativas pelo uso de painéis de monitores especializados (videowalls) controlados pelo middleware colaborativo SAGE.
18. Vídeos sob Demanda como Objetos de Aprendizagem (VoA): viabiliza a criação de objetos de aprendizagem (OAs) com conteúdo multimídia interativo para o uso no ensino a distância (EaD).
19. Acessibilidade como um Serviço (AAAS): sistema disponibiliza vídeos em uma plataforma web para as pessoas portadoras de deficiência auditiva, pela tradução automática do conteúdo para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
20. Computação em Nuvem para a Ciência (CNC): o serviço experimental prevê o desenvolvimento de uma infraestrutura para armazenamento em nuvem com cifragem de dados, para que pesquisadores disponham de uma ferramenta para e-Ciência.
21. Serviços Avançados @PoPs: a Coordenação Nacional dos Pontos de Presença (PoPs) da RNP iniciou um projeto para levar os serviços avançados de sua rede, como CAFe e eduroam, aos PoPs.
22. GIdLab: o objetivo é disponibilizar um laboratório virtual em Gestão de Identidade, onde pesquisadores poderão fazer experimentos com diferentes Infraestruturas de Autenticação e de Autorização (IAAs) e com a Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu).
23. Fibre: a plataforma de experimentação funciona como um grande laboratório virtual para testes de novos modelos de arquitetura e aplicações em Internet do Futuro.