Notícia
Pacific Research Platform: uma solução de Big Data para colaboração científica
07/05/2018 15:55
O engenheiro de redes da CENIC (Corporation for Education Network Initiatives in California), John Hess, compartilhou com o público do WRNP 2018 a experiência da Pacific Research Platform (PRP), criada em 2015 pela National Science Foundation (NSF) como um projeto regional para oferecer uma solução de Big Data a pesquisadores da costa oeste dos Estados Unidos.
Hoje, cerca de 20 instituições norte-americanas e quatro centros de supercomputação contam com uma infraestrutura de redes fim-a-fim para armazenamento, processamento e transferências de grandes volumes de dados, além de recursos computacionais de alto desempenho que favorecem atividades colaborativas em e-Ciência.
Segundo o keynote speaker, que participou do evento por videoconferência, a arquitetura DMZ Científica é um dos componentes fundamentais do modelo adotado pela PRP. Ao lado de circuitos virtuais fim-a-fim e ferramentas de monitoramento como o perfSONAR, eles formam o conceito de Superfacility, que viabiliza o uso diferenciado de rede.
Como grande caso de instrumento científico beneficiado, John Hess citou o Large Synoptic Survey Telescope (LSST), telescópio em construção do Chile, que será capaz de produzir 120 GB de dados por noite, quando entrar em operação.
Segundo o palestrante, a Pacific Research Platform oferece treinamentos para engenheiros de redes interessados em se aperfeiçoar em ciberinfraestrutura para Big Data. Saiba mais