Expositores

Planta v13

Fast tracking

 

Plataformas Experimentais para Inovação (testbeds)

  1. Cloudlab: visa construir uma infraestrutura distribuída para o uso de pesquisadores da área de TIC, que podem explorá-la para desenvolver novas arquiteturas, plataformas e aplicações em computação em nuvem.
  2. FUTEBOL: desenvolve infraestruturas de pesquisa e ferramentas de controle associadas, a fim de fomentar, na Europa e no Brasil, a pesquisa experimental no ponto de convergência entre as redes ópticas e sem fio.
  3. GidLab: trata-se de um laboratório virtual para experimentos em autenticação e certificação digital.
  4. Fibre testbed: o ambiente de experimentação funciona como um grande laboratório virtual para testar novos modelos de arquitetura e aplicações em Internet do Futuro.
  5. Laboratório OpenFlow (LOFT): localizado no Internet Datacenter (IDC) da RNP em Brasília, o LOFT foi criado para testar e homologar, de forma isenta e independente, equipamentos e controladores OpenFlow, bem como avaliar o desempenho dos mesmos.

Infraestrutura, Orquestração e Virtualização

  1. SDI: o projeto SDI (Software-Defined Infrastructure) tem como objetivo prover uma interface aberta para o controle e gerenciamento de recursos heterogêneos em diferentes tipos de infraestruturas programadas por software.
  2. GT-FENDE: o objetivo é projetar, desenvolver e implantar um ecossistema para oferta, distribuição e execução de funções virtualizadas de rede.
  3. GT-NosFVeraTO: apresenta um modelo para orquestração de funções de rede virtualizadas (VNFs) utilizando a plataforma Openstack.

Videocolaboração

  1. GT-MCU: Desenvolvimento de um MCU (Multipoint Control Unit) escalável e de baixo custo
  2. SAGE2: o middleware SAGE2 é um dos componentes do Painel de Colaboração e Visualização, serviço de videocolaboração da RNP.
  3. BAVi: o grupo desenvolve um mecanismo de busca avançada por vídeos, com base em transcrição de áudio, metadados e anotação semântica.
  4. Multipresença: pesquisadores desenvolvem um sistema de videoconferência adaptável, escalável e interoperável, que permite a comunicação independente de dispositivo, largura de banda ou localização.

Registro e Autenticação para Preservação Digital (Blockchain)

  1. GT-RAP: pretende investigar o potencial do uso combinado da tecnologia blockchain com repositórios ativos distribuídos, para o registro, autenticação e preservação de documentos digitais. 

Computação de Alto Desempenho

  1. HPC4E: aplica técnicas de processamento de alto desempenho (HPC) em simulações no setor de energia, como a eólica, os combustíveis derivados de biomassa e a exploração geofísica de reservatórios de hidrocarbonetos.

Plataformas de Gerenciamento

  1. GT-Ipê Analytics: visa transformar dados brutos de monitoramento para gerar informações valiosas ao gerenciamento da rede.
  2. GIIRO: propõe uma ferramenta para gerenciamento de informações de infraestrutura física de redes ópticas, com foco na gestão das redes metropolitanas (Redecomep) e o tratamento de incidentes.

Internet das Coisas, Sistemas Ciber-Humanos e Ciber-Físicos

  1. FIWARE: infraestrutura baseada em nuvem que pretende facilitar o desenvolvimento de aplicações inteligentes.
  2. IoT-Flows: Lightweight Policy Enforcement of Information Flows in IoT Infrastructures
  3. HealthSense: Assessing and Protecting Privacy in Wireless Wearable Sensor-generated Medical Data
  4. FASTEN: o projeto irá desenvolver um framework IoT padronizado, capaz de correr autonomamente, para produzir (através de manufatura aditiva) e entregar produtos customizados de maneira rápida e de baixo custo.
  5. OCARioT: smart childhood Obesity CARing solution using IoT potential
  6. SWAMP: usa a inteligência artificial para aumentar a precisão na aplicação da água na irrigação de lavouras e obter maior produtividade, evitando desperdícios.
  7. GT-SOFTWAY4IoT: Software-defined gateway and fog computing for IoT

Computação em nuvem

  1. EUBra-BigSea: desenvolve uma infraestrutura de computação em nuvem para a análise de big data e aplicações úteis no contexto de cidades inteligentes.
  2. SecureCloud: estuda uma solução para prover confidencialidade, integridade e disponibilidade das aplicações que são executadas em ambientes de nuvem.
  3. EUBrasilCloudForum: o projeto, de disseminação e gestão do conhecimento, criou um fórum de discussão para as organizações do Brasil e da Europa envolvidas em pesquisa e desenvolvimento na área de computação em nuvem.
  4. ATMOSPHERE: tem o objetivo de criar uma plataforma que permita desenvolver e implantar aplicações confiáveis e seguras em ambientes de computação em nuvem. 
  5. NECOS: faz uso de fatias de recursos virtualizados de rede para soluções de computação em nuvem e serviços de telecomunicações.

Gestão de Identidade

  1. GT-AMPTo: Autenticação multifator para todos
  2. GT-CoFee: Um esquema de gestão de identidade federada para IoT

Redes 5G

  1. 5G-Range: pretende levar internet para moradores de áreas remotas, principalmente das zonas rurais, pelo uso de redes 5G.

Segurança e privacidade de redes

  1. RANGER: Researching Internet Routing Security in the Wild
  2. INSANE: Improving Network Security at the Network Edge
  3. P4Sec: Securing Networks in the Programmable Data Plane Era
  4. GT-BIS: Mecanismos para análise de Big Data em segurança da informação
  5. GT-CIRD: Caracterização e identificação remota de dispositivos

Serviços para e-Ciência

  1. Cipó / MonIPÊ: o estande apresenta duas soluções: o serviço MonIPÊ, para o monitoramento de desempenho de rede; e o serviço Cipó, de automação para a criação de circuitos sob demanda.
  2. Padex / Science DMZ: o estande apresenta duas soluções. O Padex, serviço de transporte e vazão assegurada para uso remoto do supercomputador Santos Dumont, e a arquitetura DMZ Científica.
  3. RDP: o projeto Redes de Dados de Pesquisa Brasileira é uma parceria da RNP com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a UFRGS.