Os seis projetos selecionados pelo Desafio em Inteligência Artificial (IA), lançado pela RNP em conjunto com a Microsoft, apresentaram seus resultados durante a 20ª edição do WRNP, realizada em Gramado, nos dias 6 e 7 de maio.
As propostas submetidas pela comunidade acadêmica recebem o apoio das duas instituições para o desenvolvimento de soluções em IA. Ao todo, foram 30 propostas recebidas em três eixos temáticos: Monitoramento de redes; Gestão de identidade; e Videocolaboração.
Os grupos terão por parte da Microsoft o apoio de suas ferramentas tecnológicas, de suporte especializado e da documentação necessária para o desenvolvimento dos projetos. Foram fornecidos créditos para utilização na plataforma Azure e acesso à plataforma de ensino a distância da empresa. Cada projeto terá disponível até três mil reais mensais, ao longo de seis meses.
Conheça cada um deles:
Gestão da Identidade
eduroamIA: Inteligência Artificial Aplicada à Previsão de Eventos de Autenticação Federada no eduroam – coordenação de Edelberto Silva (UFJF)
SAMD4IoT: Serviço de autenticação multicamada para dispositivos de Internet das Coisas – coordenação de Kleber Cardoso (UFG)
Monitoramento de redes
Network Borescope: uma ferramenta para análise visual, inteligente, interativa e em tempo real do tráfego em backbones – coordenação de Antonio Rocha (IC/UFF)
DEA: detecção de Anomalias em Ambientes Inteligentes Utilizando IA - coordenação de Rafael Lopes Gomes (Universidade Estadual do Ceará - UECE)
Videocolaboração
Tele-Diac: Pesquisa sobre Algoritmos de Inteligência Artificial para Auxílio no Diagnóstico de Catarata via Sistema de Telemedicina – coordenação de Ronaldo Husemann (UFRGS)
VídeoMR: Detecção de conteúdo impróprio em cenas de vídeo – coordenação de Alan Guedes (Puc-Rio) e Sérgio Colcher (PUC-Rio)