DISI2012

Programação

O DISI 2012 acontecerá no dia 29 de agosto, com início às 09:00.

Confira a programação de palestras:

09h00

Abertura

Palestrantes: Liliana Solha (CAIS/RNP)Mileide Magalhaes (CICTE/OEA) e Gustavo García (RedCLARA)


09h30

Panorama Latino Americano de Segurança: relatos do front de batalha

Descrição:

Botnets no Perú, DNS changers no México, trojans bancários no Brasil, ataque via redes sociais no Chile, ataques de DDoS na Argentina - o cenário das ameaças cibernéticas na América Latina é tão diversificado e dinâmico quanto sua riqueza cultural e suas peculiaridades regionais. Sendo uma companhia de segurança lutando diariamente contra o cibercrime e o malware a nível global, porém de olho na realidade local, temos uma visão priviligiada das ameaças que circulam na América Latina, seu alcance, suas tendências e como os cidadãos comuns tem sido afetados por esses ataques. Nessa apresentação vamos trazer relatos reais e o panorama das ameaças cibernéticas na região, além de delinear as tendências futuras: América Latina, vítima duplamente: ataques externos e internos; Tendências do malware no Brasil, Argentina, Chile, México e América Central; O intercâmbio entre cibercriminosos latino americanos e do leste europeu; Ataques fora-da-caixa: modems infectados no Brasil; SpyEye e Exploit kits na América Central; Ataques mobile, a próxima grande onda.

 Palestrantes: Fábio Assolini (Kaspersky)


11h00

Lidando com vírus e outros códigos maliciosos

Descrição:

Mesmo utilizando antivirus, firewall e outras ferramentas de proteção, muitas vezes ficamos desconfiados que nosso computador está infectado por algum código malicioso, e ficamos sem entender muito bem o que está acontecendo em nossa máquina. Não vemos o vírus executando, não sabemos o que ele está fazendo, e recebemos avisos do antivirus e do firewal dizendo coisas que muitas vezes não compreendemos. Nesta palestra abordaremos algumas formas de lidar com estas situações, esclarecendo as principais questões sobre o funcionamento de vírus, antivírus, firewall, e utilizando outros programas de segurança para auxiliar no entendimento de questões de segurança em nosso sistema.

Palestrantes: Atanaí Ticianelli (CAIS/RNP)


12h00

Aspectos legais relacionados à privacidade na Internet

Palestrantes: Gerson Charbel (Superior Tribunal Militar)


14h30

Segurança e privacidade em redes sociais

Descrição:

Análise dos riscos associados ao uso de redes sociais e seu impacto na privacidade de dados. Análise de quais informações são dadas pelas pessoas, quais informações que o prestador de serviços obtém, e quais informações podem ser obtidas através de engenharia social e análise. Por último será discutida a importancia de se ter uma ciberidentidade confiável.

Palestrantes: Pedro Janices (ONTI/Argentina)


15h30

Termos de uso e políticas de privacidade: estamos seguros na internet?

Descrição:

Aspectos importantes das cláusulas contratuais para utilização de softwares como da Microsoft, Apple, Google, Facebook e outros, com foco na privacidade e segurança do usuário final. Importância da proteção dos dados pessoais. Implicações da computação em nuvem, dispositivos móveis e do software como serviço.

Palestrantes: Omar Kaminski (IBDI)


17h00

Segurança em dispositivos móveis

Descrição:

A popularização dos dispositivos móveis, em especial os tablets e smartphones, não passaria despercebida pelos desenvolvedores de malwares e botnets para estas plataformas. Esta palestra aborda detalhes conceituais e práticos sobre parte dessas novas "pragas" desenvolvidas para exploração de funcionalidades em dispositivos móveis, com foco principal no sistema operacional Android.

Palestrantes: Ricardo Kléber (IFRN)


17h50

Encerramento


Participe!

 

Realização

  Apoio

  Patrocínio

  Parceria

     

     
           
2012 Copyright DISI 2012 - Todos os direitos reservados - Proibida a cópia sem a autorização prévia do autor  |  Conheça nossa Política de Privacidade