Notícias

Palestra detalha todos os aspectos da criptografia

19/10/2017 11:51

A primeira palestra do DISI 2017 foi um apanhado geral sobre criptografia, com explicação desde os conceitos básicos até como ela impacta no dia a dia do usuário de internet. Italo Valcy, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi o responsável pela apresentação, que também tratou de algumas técnicas e algoritmos que são usados.

“Para o tema do DISI desse ano, que é ransomware, criptografia é bastante relevante e a gente precisa se preocupar muito com os conceitos de criptografia, não apenas para a proteção dos nossos dados para não passarmos de vítima a vilão em alguns casos de ataques cibernéticos”, afirmou Italo.

A criptografia é o ato de “disfarçar” uma determinada mensagem, tornando-a legível apenas para as pessoas que estão autorizados a entendê-la. A ideia da criptoanalise é justamente tirar esse disfarce e decifrar a mensagem sem ter conhecimento da chave secreta que foi usada para cifrá-la.

O palestrante fez questão de alertar que, apesar da criptografia ajudar muito a manter a segurança da informação, preservando ao máximo a confidencialidade, a integridade, a irretratabilidade e a autencidade, ela não resolve todos os problemas e não é à prova de falhas, principalmente se for implementada incorretamente.

“A criptografia não é a única forma de garantir a segurança da informação. Isso tem que ficar bem claro”, concluiu.