Notícias

Embaixador do Canadá no Brasil participa da abertura do DISI 2017

19/10/2017 09:25

O embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, destacou a importância da colaboração internacional para fortalecer a cultura de segurança da informação na abertura do Disi 2017. Segundo Savone, o Canadá tem uma agenda dedicada a ações para tornar a internet mais segura e disponibiliza informações para conscientização de usuários no portal Get Cyber Safe.

Riccardo Savone alertou que o combate ao cibercrime é de responsabilidade tanto de governos como de empresas, instituições e da sociedade civil. “Reconhecemos que sozinhos não podemos combater crimes cibernéticos. A colaboração internacional não é uma opção, mas uma necessidade”, declarou o embaixador.

O representante do Canadá ainda lembrou que, em outubro, é celebrado internacionalmente o Mês de Segurança, do qual o país é um participante ativo. “A campanha tem o objetivo de conscientizar o grande público a ter mais segurança online e conhecer medidas simples para proteger a si mesmo, sua família e seu ambiente de trabalho”, explicou Savone.

O embaixador ainda ressaltou que o Canadá contribui desde 2007 com recursos para iniciativas de conscientização em segurança nas Américas e no sudeste asiático, como no combate a crimes cometidos contra crianças na internet, assim como em iniciativas de combate ao ciberterrorismo. “No cenário mundial, o Canadá colabora com a visão de uma internet livre, aberta e segura. O ciberespaço deve ser entendido como um meio político, econômico e social e as tentativas de controlar a internet devem ser combatidas”, disse Riccardo Savone.

Também participaram da abertura do Disi 2017 o diretor-executivo da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), Luis Eliécer Cadenas, o gerente do Programa de Segurança Cibernética da Organização dos Estados Americanos (OEA), Belisario Contreras, o diretor de Serviços e Soluções da RNP, José Luiz Ribeiro Filho, com a moderação da gerente de Relacionamento em Segurança da RNP, Liliana Solha.