Notícias

Kaspersky Lab oferece ferramenta gratuita para proteção a ataques ransomware

19/10/2017 13:53

Farmácias, fábricas, escolas, universidades, órgãos governamentais e empresas. Todos estão vulneráveis a ataques de ransomware, ameaça capaz de cifrar dados e bloqueá-los ao acesso. Por esse motivo, tornou-se o golpe preferido dos cibercriminosos, que sequestram informações de usuários e pedem o resgate em troca de dinheiro.

Segundo o analista de segurança da Kaspersky Lab, Fábio Assolini, o primeiro registro de ataque ransomware foi em 1989, chamado AIDS, que pedia um resgate de 189 dólares. Em maio deste ano, o ransomware tornou-se uma ameaça global com o Wannacry, que consistia em um arquivo malicioso que bloqueou o acesso a arquivos em milhares de computadores no mundo todo. “Bastava um sistema estar vulnerável para que ele infectasse o dispositivo e disseminasse o ataque”, afirmou Fábio Assolini.

Em seguida, outro ataque cibernético, o NotPetya, trouxe uma ameaça ainda maior. Ele não apenas criptografava dados como os destruía, impossibilitando a recuperação dos dados. “Posteriormente, descobriu-se que o NotPetya não se tratava de um ransomware, pois tinha esse caráter destrutivo, tratava-se de um ataque de sabotagem”, explicou Assolini.

Depois desses dois episódios, variações de ataques de ransomware começaram a surgir no Brasil. O palestrante alertou para o padrão da mensagem, sempre com o objetivo de pedir um resgate. Por exemplo, “Todos os seus arquivos foram criptografados. O custo para descriptografar seus arquivos é X”.

Diante de um ataque ransomware, uma das características apontadas por Assolini é o pedido de pagamento em moedas virtuais (bitcoins), mais difíceis de serem rastreadas. “Moedas virtuais oferecem anonimidade e garantem que o criminoso permaneça impune”, afirmou o especialista. “E pagar não é garantia de ter os arquivos de volta”.

Segundo Fábio Assolini, o backup seguro, ou seja, que esteja acessível pela rede do usuário, é uma saída para se proteger do ransomware. A Kaspersky Lab oferece um software anti-ransomware gratuito para proteger usuários finais e empresas. Acesse em go.kaspersky.com/anti-ransomware-tool.