RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

UFMG já desenvolve aplicações


Hoje em dia

Karla Tavares

09.04.2001


"A Internet surgiu no meio acadêmico e se expandiu em vários segmentos. Durante algum tempo deixou de existir um espaço exclusivo para as aplicações acadêmicas. A Internet 2 significa a retomada desse espaço. Um ambiente propício para os estudos e pesquisas", explica um dos coordenadores dos projetos da nova Rede na UFMG e integrante do Comitê Gestor da Internet 2, Márcio Bunte.

Segundo Bunte, a Universidade Federal de Minas Gerais também está entre as instituições que realizam no Brasil projetos nesta área. No momento, ela desenvolve cinco projetos em conjunto com outras instituições como a Santa Casa, o Hospital das Clinicas, Funsoft, Fiemg, Prodabel e várias outras. "Estamos desenvolvendo aplicações para telemedicina, ensino à distância, geoprocessamento e bibliotecas virtuais multimídia, além de gerenciamento, operação e manutenção de rede", conta.

Todo esse processo tem sido feito a uma velocidade de até 622 megabits por segundo, através do uso da fibra ótica. "Nossas aplicações demandam uma rede de alta velocidade para a transmissão de dados, imagens e vídeos necessários", explica Bunte. Porém, de acordo com o professor, a fibra ótica não será a única forma viável para a transmissão de dados em alta velocidade. "A transmissão através de ondas de rádios e satélites também poderão ser boas opções", comenta.

No entanto, qualquer uma dessas infra-estruturas tem custos muitos elevados, o que limita a disseminação do projeto a outras cidades e instituições. Mas, para Bunte, isso não será problema para a disseminação dos serviços, elaborados por esse pesquisadores, num futuro relativamente próximo. "A tendência é que toda essa infra-estrutura tenha queda de preço à medida em que cresce o número de usuários de Internet. No Brasil, já temos um auxílio para isso. É o subsídio do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) para democratização do acesso", explica.

Saiba mais... www.ufmg.br/ati/bh2

fonte: http://www.hojeemdia.com.br/

Consulta em noticias

 


Notícia principal:

A nova rede

Assim como a Internet que conhecemos hoje, uma nova rede surge no meio acadêmico e promete potencializar atividades como a telemedicina e o ensino à distancia.


Outras coordenadas:

Para entender melhor

Workshop discutirá a nova Rede

Internet2 tem comitê próprio

Na velocidade da luz