RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
RNP na Mídia 
 

Na velocidade da luz


Hoje em dia

Karla Tavares

09.04.2001


Para o processo de transmissão de dados em alta velocidade a fibra ótica tem sido a tecnologia preferida, principalmente para redes a longa distância. Segundo o diretor da Rede Leste (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas) da Embratel, Victor Pestre, a empresa tem investido, nos últimos anos, na expansão de redes de fibra ótica. "Já foram implantados em quase todo o Brasil os anéis de longa distância, que ligam as capitais e maiores cidades do país", explica. De acordo com Pestre, a única região do país que ainda não possui a infra-estrutura de fibra ótica é a Amazônia. "Estão sendo feitos estudos de como implantar a fibra ótica nessa região. A nossa grande dificuldade é sua geografia instável", comenta.

A fibra ótica é um capilar condutor de luz, fabricado com sílica pura e gases nobres. É o transmissor de dados mais rápido que está em uso hoje, chegando a atingir a velocidade da luz. Essa transmissão é feita a partir de uma fonte de luz, como um laser ou um LED, que é colocada próxima ao núcleo da fibra ótica.

Outra passo importante dado pela Embratel, segundo Pestre, são as implantações de anéis urbanos. "Em Belo Horizonte, por exemplo, já foram implantados anéis na área central, atendendo principalmente o mercado corporativo", conta.

De acordo com Pestre, na fase atual a Embratel prioriza o atendimento a empresas. Entretanto, a partir do próximo ano - com a exploração de outros serviços - deve acontecer uma evolução para as áreas residenciais.

Para o diretor, a fibra ótica tem excelentes qualidades. "Ela não sofre interferências como na transmissão por ondas de rádio e além disso tem grande capacidade, cada fio pode transmitir cerca de 20 megabits por segundo", explica.

Um outro projeto de banda larga em desenvolvimento pela Embratel é a transmissão via satélite. "Ainda estamos na fase de estudos, mas já existem protótipos no exterior", adianta Pestre.

fonte: http://www.hojeemdia.com.br/

Consulta em noticias

 


Notícia principal:

A nova rede

Assim como a Internet que conhecemos hoje, uma nova rede surge no meio acadêmico e promete potencializar atividades como a telemedicina e o ensino à distancia.


Outras coordenadas:

Para entender melhor

Workshop discutirá a nova Rede

Internet2 tem comitê próprio

UFMG já desenvolve aplicações