RNP » 12° WRNP » Notícias

 Acompanhe, abaixo, as principais notícias sobre o 12° WRNP.




Computação em Nuvem no 12° WRNP


Autor: RNP


A palestra que encerrou o primeiro dia do 12º WRNP tratou do tema Computação em Nuvem (Cloud Computing), com o intuito de aquecer o debate e estimular a criação de diretrizes para a implantação desta tecnologia no âmbito das instituições de ensino e pesquisa. A reunião foi mediada por Vinod Rebello (Universidade Federal Fluminense - UFF) e contou com a participação de Antônio Tadeu Azevedo Gomes (Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC), Javam Machado (Universidade Federal do Ceará - UFC), Rodrigo Assad (Centro de Estudo e Sistemas Avançados do Recife- CESAR), Steve Wallace (Internet2, EUA), Rafael Rosa (Locaweb) e Gil da Costa Marques (Universidade de São Paulo - USP).


Javam Machado  apontou para a necessidade de capacitação das equipes de Tecnologia da Informação (TI) que atuam nas universidades brasileiras, para que elas sejam capazes de entender essa tecnologia e sua aplicação no ambiente acadêmico. Apontando para uma outra realidade dentro do cenário brasileiro, Gil Marques apresentou o interesse e os investimentos aplicados no projeto CloudUSP, que irá atender uma rede com mais 40 mil computadores. “As várias instâncias da universidade devem se envolver para garantir o sucesso de iniciativas como essa”, reforçou Gil ao final de sua participação.  

Trazendo a experiência do Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (SINAPAD), Antônio Tadeu Gomes, falou sobre serviços de processamento e armazenamento: “precisamos primeiro entender as demandas dos usuários, para depois definir as diretrizes de aplicação da computação em nuvem”, pontuou o especialista. Em seguida, o professor Steve Wallace apresentou um projeto de computação em nuvem do qual fazem parte 11 universidades dos Estados Unidos. O pesquisador trouxe, com sua experiência prática, uma série de questões que precisam ser definidas para garantir o sucesso da implementação de uma nuvem de computação como administração da segurança, privacidade, replicação de dados e proteção.

Finalizando a discussão que abre as portas para avaliar a relevância da computação em nuvem nas atividades de instituições de ensino e pesquisa, foram convidados Rodrigo Assad e Rafael Rosa, que agregaram à reunião uma visão mais prática da tecnologia. Rafael Rosa ressaltou as diferenças entre as necessidades das empresas privadas e das instituições de ensino, além de fazer um breve mapeamento das atividades na área de computação em nuvem aplicadas, hoje, no mercado brasileiro. Complementando esta mostra prática da tecnologia, Rodrigo Assad levantou questões que devem ser avaliadas: “É necessário analisar parâmetros como o custo do uso desta tecnologia, sua adequação à legislação brasileira e a participação do capital humano neste novo cenário”, finaliza Rodrigo.