RNP » 12° WRNP » Notícias

 Acompanhe, abaixo, as principais notícias sobre o 12° WRNP.




Grupos de Trabalho RNP – sessão 2


Autor: RNP


Na segunda sessão de apresentações do programa Grupos de Trabalho RNP (GTs- RNP) desta segunda-feira (30/5), no WRNP, foram apresentados os projetos ReBUS (Redes de Acesso em Ônibus Universitários), SciFi (Sistema de Controle Inteligente para Redes sem Fio), STCFed 2 (Serviços para Transposição de Credenciais de Autenticação Federadas) e UniT 2 (Monitoramento do Universo Torrent).  
 
Durante as palestras, os coordenadores dos GTs fizeram uma breve abordagem sobre a motivação de cada pesquisa, os objetivos, os resultados parciais e o que está planejado para o futuro dessas pesquisas. Veja abaixo os destaques das apresentações.
 
ReBUS - Redes de Acesso em Ônibus Universitários
 
Na apresentação do GT-ReBUS, o coordenador da iniciativa, Luís Henrique Kosmalski, apontou os desafios que o projeto se propõe a vencer: automobilidade dos nós, dinamismo dos cenários, escalabilidade e a adoção desta prática em larga escala. Para ultrapassar estas barreiras, a proposta do GT é a criação de uma rede sem fio, tolerante a atrasos, capaz de realizar o armazenamento de mensagens na área de instabilidade ou ausência de rede, que está sendo testada no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente.
 
SciFi - Sistema de Controle Inteligente para Redes sem Fio
 
O coordenador do GT-SciFi, Luiz Claudio Schara, palestrou sobre a criação de uma plataforma aberta para controle centralizado de pontos de acesso a uma rede sem fio, que se apresenta como uma alternativa à tecnologia Thin Aps. Segundo o palestrante, a vantagem do seu projeto é ser aberto e, portanto, adaptável às necessidades de cada usuário. O próximo passo do GT é a instalação da rede em um campus da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde o acesso em grande quantidade irá servir como teste para a ferramenta.
 
STCFed 2 - Serviços para Transposição de Credenciais de Autenticação Federadas
 
Dando sequência à apresentação dos GTs, foram exibidos os resultados dos grupos de segunda fase, que estão no segundo ano de trabalho. A coordenadora do GT-STCFed 2, Michelle Wangham, falou sobre a infraestrutura de autenticação e autorização do framework orientada a serviços, que permite a interação ente provedores de um domínio Shibboleth com provedores que não fazem parte desse domínio. “Estamos trabalhando para que os usuários possam acessar o serviço na web, para que provedores de serviço possam aceitar um certificado diferente dos aceitos pelo shibboleth e possibilitar que um usuário possa autenticar em uma aplicação de desktop”, explicou. 
 
UniT 2 - Monitoramento do Universo Torrent
 
A última palestra dos GTs tratou do projeto do GT-UniT 2, apresentado pelo professor Marinho Barcellos. Além de uma rápida retrospectiva sobre os resultados anteriores, Marinho palestrou sobre foco atual no aumento da robustez e usabilidade da ferramenta, para que ela seja usada por pesquisadores e também usuários não especializados. O professor reforçou os objetivos do GT, entre eles, acompanhar a publicação de conteúdos, oferecendo a possibilidade de monitoramento de conteúdos específicos e identificar o tráfego de dados no ambiente BitTorrent.