RNP » 12° WRNP » Notícias

 Acompanhe, abaixo, as principais notícias sobre o 12° WRNP.




Infraestrutura de redes avançadas se espalha pelo país

Assunto foi tema de sessão no 12º WRNP

Autor: RNP


 

Em 2010 foi iniciada uma alteração significativa na capacidade do backbone da RNP, a rede Ipê, que teve sua capacidade agregada ampliada em cerca de 280%para 233,2 Gbps. Esta evolução na rede da RNP ao longo dos últimos anos foi um dos temas abordados na manhã desta terça-feira (30/5) no 12º WRNP, evento que se encerra hoje, em Campo Grande (MS).
 
De acordo com a gerente de Engenharia de Redes da RNP, Cybelle Oyama, entre 2010 e 2011 foram entregues 30 enlaces de 3 e 10 Gbps na maioria dos estados brasileiros. Os estados com Pontos de presença (PoPs) ao norte do Rio Amazonas não foram atendidos em razão de dificuldades topográficas. Ainda assim, projeta Cybelle, a expectativa é que até 2012 todos os estados brasileiros sejam atendidos a velocidades multigigabit ( acima de 1 Gbps).
 
Marcel Faria, analista de Engenharia de Redes da RNP, explicou que o trabalho de implementação da nova rede incluiu a substituição de roteadores de 24 PoPs da RNP e a incorporação de um novo nó ao backbone, o Ponto de Apoio de João Pessoa. Além disso, os pontos contemplados pelo projeto foram integrados com enlaces de 10 Gbps e 3 Gbps, os clientes e serviços foram migrados para a nova infraestrutura e, por fim, os antigos enlaces e equipamentos foram desativados. “Todos os principais objetivos do projeto já foram atingidos faltando apenas alguns ajustes pontuais. A nova infraestrutura está plenamente em funcionamento”, anunciou.
 
A nova rede Ipê recebeu nova estrutura de fibras ópticas fornecida pela Oi, por meio de convênio fechado com a RNP. Por conta do uso das fibras de alta capacidade de transmissão, foi necessário também substituir equipamentos, como roteadores e switches, e realizar mudanças na estrutura física de Pontos de Presença para suportar os novos equipamentos.
 
Redes metropolitanas
 
Na mesma sessão em que foram abordados os avanços na rede Ipê, o diretor de adjunto de Soluções da RNP, Gorgonio Araújo falou ao público do WRNP sobre a iniciativa  Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa  (Redecomep),que contribui para ampliar os benefícios da infraestrutura de redes avançadas para as regiões metropolitanas. O projeto, que estimula a criação de consórcios entre as instituições participantes tem hoje 21 redes inaugradas em capitais brasileiras. As próximas inaugurações previstas  são em Palmas (TO) e Rio de Janeiro (RJ).
 
O sucesso das redes criadas no âmbito da Redecomep levou à criação de uma segunda fase da iniciativa, voltada para cidades do interior a. A primeira das 14 redes metropolitanas da segunda fase da Redecomep  a ser inaugurada será a de São Carlos (SP).  
 
De acordo com o diretor adjunto de Engenharia e Operações da RNP, Ari Frazão, o fornecimento de infraestrutura de Internet avançada e alta capacidade para instituições do interior é um dos objetivos da RNP. Esse objetivo, no entanto, por vezes esbarra em limitações de caráter técnico. “O desafio não é só político, temos desafios técnicos relacionados a problemas tecnológicos. Às vezes uma fibra passa em frente de uma instituição, mas não podemos conectá-la porque essa fibra precisa chegar até o PoP. O nosso interesse é de atender melhor os clientes em largura de banda”, afirmou.