RNP » 12° WRNP » Notícias

 Acompanhe, abaixo, as principais notícias sobre o 12° WRNP.




Interação com os participantes é destaque do I Workshop de Serviços

Encontro foi realizado no dia seguinte ao Workshop RNP

Autor: RNP


Interação e troca de ideias com a plateia. Estas foram os principais diferenciais do I Workshop de Serviços, realizado nesta quarta-feira (1/6), em paralelo ao XXIX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e de Sistemas Distribuídos (SBRC).

Logo no início da série de palestras, o diretor adjunto de Gestão de Serviços, Antonio Carlos F. Nunes, propôs uma interação, via Twitter e website, para conseguir mapear os interesses dos participantes. A consequência foi um workshop mais personalizado, que destacou os novos serviços da RNP, Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa (ICPEdu)  e Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), além do Telepresença, que deve ser lançado no segundo semestre.

Classificados como serviços de Gestão da Identidade, ICPEdu e CAFe entraram em produção no ano passado e tem uma demanda crescente por novas adesões. De acordo com o gerente de Serviços, Jean Carlo Faustino, a ICPEdu possui 17 instituições em processo de adesão à infraestrutura, que permite a criação de certificados digitais e chaves de segurança, aplicados em autenticação, assinatura digital e sigilo.

Já a CAFe, federação que reúne instituições de ensino e pesquisa em uma rede de confiança, possui atualmente 42 instituições com adesão em andamento. “Dos novos serviços, é o mais popular, que está motivando a adesão em massa das organizações”. E o interessante é que muitas das instituições não fazem parte da rede Ipê”, contou Faustino.

Novos serviços

O sucesso que RNP experimentou com a CAFe é o que deseja para o serviço de Telepresença, que possibilita que pessoas distantes geograficamente colaborem como se estivessem na mesma sala, em uma experiência imersiva com alta qualidade.

“As seis primeiras salas estão sendo estruturadas na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), na RNP Brasília, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Mas queremos incentivar o uso compartilhado por qualquer outra instituição usuária da rede Ipê que o desejar”, explicou o gerente de Projetos, Helder Vitorino.

Outro serviço que será lançado ainda este ano é o provisoriamente chamado Distribuição de Videoaulas, que disponibiliza material didático, interativo, formado por múltiplas mídias sincronizadas e arquivos de apoio em qualquer formato. No workshop, foi apresentada a plataforma, que mostrou um simulador de montagem de computador.

Tendências

O gerente de Serviços, Leandro Guimarães, apresentou algumas tendências para a gestão do portfólio das redes acadêmicas nacionais (NREN’s), como, por exemplo, a computação em nuvem.

“No final do ano passado, quando nós, da equipe da Diretoria Adjunta de Gestão de Serviços, começamos a estudar a computação em nuvem, vimos que não há unidade sobre o que é o serviço e o que este pretender oferecer”, disse Guimarães, que resumiu, ainda, que a computação em nuvem implica em pagar pelo que a instituição utiliza para ter o recurso armazenado de forma rápida.

O tema gerou polêmica, resultando na intervenção da plateia, que destacou que um dos aspectos relevantes do serviço para a comunidade acadêmica é sua utilização para contingenciamento, ou seja, para garantir que os dados presentes no meio físico também possuam redundância na nuvem.

Por fim, o público presente no workshop mencionou que um dos grandes entraves para a implantação e administração de aplicações e infraestrutura de TI são os recursos humanos, discurso condizente com a fala do gerente de Tecnologia da Informação, Felipe Tocchetto, cuja equipe faz a operação dos serviços da RNP, incluindo a manutenção, a ampliação e a otimização da infraestrutura.

Infraestrutura é um ponto crítico, sensível. Por isso, as pessoas são peça fundamental. Elas devem ser capacitadas e estar motivadas e envolvidas”, enfatizou.