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Telebrás atuará como infraestrutura neutra para ampliar a banda larga

Gerente de P&D também falou da parceria com a RNP para interligar os campi do interior

Autor: RNP


 

 
Na manhã desta terça-feira (31/5), o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás, Paulo Eduardo Kapp apresentou, por videoconferência, um relato para os espectadores do 12º Workshop RNP (WRNP), onde reafirmou que a missão da empresa é ampliar a oferta de banda larga no país, aumentando a competição através da disponibilização de uma infraestrutura de rede nacional neutra. “A Telebrás não vai atuar atendendo ao usuário final, apenas se houver falta de provedor ou oferta inadequada de serviço”, afirmou o gerente.

Interagindo com a plateia, com a mediação do diretor geral da RNP, Nelson Simões, Kapp explicou que a Telebrás foi criada no âmbito do Plano Nacional de Banda Larga, depois que estudos sobre o mercado de telecomunicação apontaram a necessidade de aumentar a competição, baixar o preço e ampliar a cobertura da banda larga no país. Esta meta já começou a ser alcançada no ano passado, quando do anúncio da criação da empresa, que provocou uma redução geral dos preços de conectividade à Internet.

“Por que uma mesma empresa pratica preços distintos em cidades diferentes, se a infraestrutura é a mesma? Porque em um ambiente competitivo, há concorrência, e onde há concorrência, o preço cai e a qualidade sobe”, disse.

RNP e Telebrás
Sobre a parceria com a RNP, Kapp ratificou que a rede Ipê poderá utilizar comprimentos de onda da Telebrás para integrar os campi universitários e as instituições de pesquisa do interior do Brasil.
Além disso, esclareceu que as duas organizações farão a operação conjunta dos pontos de troca de tráfego (PTT) que interconectam as redes latino-americanas. “A Telebrás é obrigada, por decreto, a dar apoio a todas as conexões da RNP”.

Por fim, o gerente anunciou que a Telebrás terá um programa de pesquisa e desenvolvimento para habilitação de instituições que poderão receber apoio financeiro voltado à execução de projetos que comprovem afinidade com as atividades e objetivos da empresa. “Não é um fomento, propriamente dito, mas os editais buscarão novas ideias, bons produtos e desenvolvimentos para a Telebrás”.