RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa

english | español


 

 
Notícias RNP 
 

Pororoca: encontro do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico


Na tarde de quarta-feira (11/07), o geólogo Amílcar Mendes, do Programa de Estudos Costeiros do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), apresentou para alunos do ensino fundamental de seis escolas públicas no Rio de Janeiro, Distrito Federal e Rio Grande do Sul o que acontece no encontro das águas do Rio Amazonas com o Atlântico. A palestra integrou a programação do projeto VideoconCiência nas Escolas, transmitida por videoconferência para o estande da Reunião da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), em Belém.

A poroca, uma onda contínua que invade as águas do Amazonas por cerca de 300 km na entrada da lua nova e da lua cheia, encantou os estudantes. As ondas podem atingir até 5m de altura e, com sua força devastadora, derrubam e arrastam árvores, modificando o leito do rio. O aproveitamento turístico do fenômeno provocou a curiosidade dos alunos, que muito perguntaram sobre os campeonatos de surf realizados na pororoca.

Videoconferência SBPC

Na palestra, Amílcar chamou a atenção também para o fato de a Bacia Amazônica ser responsável por 20% das águas despejadas no Atlântico. Essa informação mostra o papel de destaque que o Brasil e suas nascentes desempenham para o planeta.

Amilcar abordou também outro tema que demonstra a importância dos recursos naturais brasileiros: os bosques de manguezais. Estes permanecem quase intactos no Amapá, Pará e Maranhão, cobrindo uma área de 9.891 quilômetros quadrados. Segundo Amilcar, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) avalia o quilômetro quadrado dessa vegetação de U$200 mil a U$900 mil.

Assistiram à palestra alunos das três unidades do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro; da Escola Municipal Bataillard, em Petrópolis (RJ); do Centro de Ensino Fundamental 15 de Taguatinga, em Taguatinga (DF); e da Escola Estadual Ensino Fundamental Gonçalves Dias, em Porto Alegre (RS).

Amilcar Carvalho Mendes é mestre em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é pesquisador do MPEG e atua na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental.

Clique aqui para assistir à palestra.

[RNP, 17.07.2007]

Consulta em noticias