Imprensa

Em breve, acompanhe informações do Dia Internacional de Segurança em Informática - DISI 2013 e Mês de Segurança para a imprensa no geral.

Release oficial

Cibercrime é o tema do DISI 2013

Evento, que acontece no dia 30/8 em Brasília, visa disseminar a cultura de segurança da informação

"Cibercrime: como não passar de vítima a vilão" será o tema deste ano do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI), promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O evento acontecerá no dia 30/8, no Hotel San Marco, em Brasília, e vai reunir especialistas em segurança da informação do Brasil e do exterior para compartilhar seus conhecimentos e disseminar boas práticas em ambientes informatizados.

A linha tênue entre ser vítima de um crime na internet e ser um dos protagonistas dele, pelo uso indevido de informações na rede, será o principal foco do debate. Compartilhamento em redes sociais, segurança em dispositivos móveis, Lei Carolina Dieckmann, Big Data, compras seguras com cartão de crédito, segurança em serviços de Cloud Computing e ameaças cibernéticas são alguns destaques da programação.

O DISI é realizado desde 2005 por iniciativa do Centro Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP, em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA). Abertas ao público mediante inscrição gratuita, as palestras serão transmitidas em três línguas (português, espanhol e inglês), em tempo real via web. As inscrições estão abertas para pessoas físicas e instituições do Brasil e da América Latina no endereço http://disi.rnp.br.

A partir deste ano, o DISI será a abertura oficial do Mês de Segurança, conjunto de celebrações que vai dedicar todo o mês de setembro para ações locais de conscientização em segurança. A ideia de potencializar as ações de conscientização para o mês inteiro surgiu das instituições interessadas em celebrar o DISI. Durante o Mês de Segurança, o intuito será fomentar essa cultura e divulgar amplamente as ações promovidas pelas instituições que aderirem à campanha.

Destaques da programação

“Os desafios para o combate ao cibercrime” será o tema da palestra de Lincoln Werneck, diretor-executivo do Instituto Coaliza. A apresentação mostrará as dificuldades na aplicação da lei conhecida como “Carolina Dieckmann”, bem como sugerir soluções para diminuir o impacto desse tipo de delito na sociedade.

Ameaças cibernéticas e espionagem serão assuntos abordados por Ivo Peixinho, perito criminal do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal. A palestra tratará do papel da PF, em especial no tocante aos grandes eventos realizados no Brasil e as novas legislações de crimes cibernéticos que entraram em vigor recentemente.

O valor de informações pessoais na internet é o alvo da exposição de Fábio Assolini, analista de Malware da Kaspersky Lab no Brasil. Segundo ele, todos os dados disponibilizados na rede são de grande interesse para uma nova geração de cibercriminosos.

Serviço

Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI)

Quando: 30 de agosto, sexta-feira

Onde: Hotel San Marco – Setor Hotelaria Sul – Quadra 5 – Bloco C – Asa Sul – Brasília – DF

Programação completa e inscrições: http://disi.rnp.br.

 

SOBRE A RNP – Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à Internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 800 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.

Apoio Parceria Patrocínio
© 2013 Copyright DISI 2013 - Todos os direitos reservados - Proibida a cópia sem a autorização prévia do autor  |  Conheça nossa Política de Privacidade