Especialista compartilha práticas capazes de evitar fraudes
30/08/13 17:44
O gerente de Riscos e Segurança da Informação e membro do Latin American Advisory Board do (ISC)2, Willian Okuhara Caprino, apresentou práticas que podem proteger o usuário de fraudes em cartões de crédito. “Segurança de cartões, mobilidades de fraude e boas práticas para o portador” foi o tema da sessão apresentada no DISI 2013, nesta sexta-feira (30/8), em Brasília.
Willian compartilhou que as seguintes práticas podem impedir a clonagem de cartões: não fornecer o número inteiro do cartão em promoções, conferir constantemente a fatura, dialogar com o banco, denunciar páginas falsas e, no campo físico, nunca perder seu cartão.
Atualmente, as vulnerabilidades em redes privadas de lojas e instituições, o malware e, principalmente, o phishing são os principais riscos de segurança. Segundo o gerente, as fraudes de hardware são cada vez menos viáveis, pois já são utilizados diversos mecanismos eficazes de segurança e fiscalização.
“Depois da implementação do chip, a fraude tem migrado para a internet. Então, as fraudes são realizadas através do roubo e utilização dos dados”, afirmou.