Programação

Dirigido a profissionais e fornecedores de TIC, pró-reitores e diretores de universidades, coordenadores de projetos de pesquisa e gestores públicos, o evento terá como tema e-Saúde. Tratará de forma ampla assuntos de relevância como governança e liderança, cloud computing, mobilidade, gestão de identidade, segurança e privacidade, legislação e regulamentação, telessaúde e telemedicina, e-Ciência, redes e novas tecnologias, além de trazer palestras internacionais abordando ações e iniciativas desenvolvidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela EDUCAUSE, associação norte-americana sem fins lucrativos cuja missão é promover o ensino superior por meio do uso da tecnologia da informação. Também serão apresentadas demonstrações sobre o uso aplicado de tecnologias da informação e comunicação na área de saúde. 

Conheça a programação do evento.

 

 

[08:00 – 09:00]

Registro e credenciamento

 

[08:30 – 09:00]

Café de boas-vindas

 

[09:00 – 11:10]

Telessaúde e Telemedicina - Salão Raffaello

Moderador: Luiz Ary Messina (Rute/RNP)

Esse painel pretende apresentar e discutir políticas e estratégias nacionais de e-Saúde, focando a importância da telessaúde na política de redes de atenção do SUS – O caso do Telessaúde Brasil Redes em colaboração com as universidades brasileiras, o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação na gestão dos hospitais universitários, a Política Nacional de Informática e Informação em Saúde, e a importância das TICs nos estudos sobre o envelhecimento da população.

[09:00 – 09:10] Abertura: políticas e estratégias de e-Saúde no Brasil

[09:10 – 09:35] A importância da telessaúde na política de redes de atenção do SUS - O caso do Telessaúde Brasil Redes

Palestrante: Tâmara Guedes (SGTES/MS)

[09:35 – 10:00] O papel das tecnologias da informação e comunicação na gestão dos hospitais universitários

Palestrante: Jônatas Mattes (EBSERH/MEC)

[10:00 – 10:25] A política nacional de informática e informação em saúde

Palestrante: Augusto Cesar Gadelha Vieira (DATASUS/MS)

[10:25 – 10:50] A importância das TIC nos estudos sobre o envelhecimento da população

Palestrante: Edson Amaro Jr (HIAE)

[10:50 – 11:10] Debate

 

[09:00 – 11:10]

Governança e Liderança - Salão Bernini

       Moderador: Wilson Biancardi Coury (RNP)

[09:00 – 11:00] Conceitos, referenciais e práticas de Governança Pública

Não basta gerenciar. O governo da gestão, tradução de governança, assume um papel cada vez mais relevante para a cumprimento da missão de uma organização de forma ética, transparente, responsável e duradoura. Mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão serão abordados nesta sessão, cujo objetivo é apresentar os principais conceitos, referenciais e práticas de Governança Pública, estabelecendo um caminho de adoção a ser trilhado pela alta direção das organizações de ensino e pesquisa.

Palestrantes: João Laudo de Camargo (IBGC),  Daniel Jezini Netto (TCU) e  Davison da Silva Ferreira (EBSERH/MEC)

 

[11:10 – 11:30]

Intervalo

 

[11:10 – 11:30]

Palestra da Padtec - Sala VIP

 

[11:30 – 12:30]

Sessão Plenária - Salão Raffaello

Chair: Nelson Simões (RNP)

[11:30 – 12:30] Painel de Abertura

Palestrantes: representantes a definir, Ana Paula Menezes (SE/MS), Najeeb Al-Shorbaji (OMS)

 

[12:30 – 14:00]

Almoço

 

[14:00 – 15:50]

Telessaúde e Telemedicina - Salão Raffaello

[14:00 – 14:20] Inauguração de cinco unidades da Rute, completando uma centena de unidades pelo Brasil

Palestrante: Luiz Ary Messina (Rute/RNP), representante do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, representante do Hospital Ana Nery, representante do Centro Hospitalar do Município de Santo André, representante do Hospital Agamenon Magalhães, representante da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

[14:20 – 15:50] Rute – 8 anos – resultados e perspectivas da educação, pesquisa, assistência, gestão, monitoramento e avaliação em saúde

Moderador: Luiz Ary Messina (Rute/RNP)

A demanda por redes científicas colaborativas integradas às políticas públicas de desenvolvimento e avanço dos países tem sido crescente. Em 2006, foi implantado o projeto concebido para integrar os hospitais públicos universitários e de ensino a instituições de saúde do país, por meio de unidades de Telessaúde e Telemedicina, com realização de videoconferências e webconferências entre pesquisadores, professores, residentes, alunos e profissionais de saúde; apoiando a análise de diagnósticos, segunda opinião formativa e educação permanente.   Nascia a Rede Universitária de Telemedicina (Rute), que depois de oito anos atinge a marca de 100 unidades e mais de 50 Grupos de Interesse Especial (Special Interest Groups – SIGs) em plena operação em todo o Brasil. Coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e integrado ao programa Telessaúde Brasil Redes, a Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, apoiada pelos Ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. (EBSERH). Este painel pretende discutir a trajetória e impactos do projeto com a comunidade de ensino e pesquisa em saúde.

Palestrantes: Angélica Baptista Silva (Coordenadora do IFF/Fiocruz), Jose Diniz Junior (Coordenador unidade Rute Fase II/UFRN), Jeane Couto (Coordenadora da Unidade Rute - ADESÃO - IMIP), Lilian Behring (Coordenadora do SIG Rute - Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade)    

 

[14:00 – 15:50]

Gestão de Identidade - Salão Bernini

Chair: Marco Aurélio Henriques (Unicamp)

A gestão de identidades digitais já não é mais uma preocupação de alguns poucos iniciados. No mundo fortemente conectado em que vivemos, praticamente todo cidadão tem que lidar com suas várias identidades digitais (e várias senhas) nas inúmeras iterações que tem que realizar com empresas (bancos, principalmente), governo e até mesmo com outros cidadãos. Na esfera da saúde, a situação não é diferente: é cada vez mais intenso o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC), o que acarreta na necessidade de novas identidades digitais por parte dos profissionais de saúde (principalmente) e, gradativamente, por parte dos pacientes também. Para permitir que vislumbremos maneiras efetivas, seguras e eficazes de criar e gerenciar as novas identidades digitais que estamos criando na saúde é que organizamos este painel. Procuramos trazer pessoas que falem de suas experiências e desafios, propondo medidas que nos façam enxergar novas possibilidades de gerir as identidades digitais e novas oportunidades de tornar os serviços de TIC verdadeiros parceiros, e não concorrentes, na busca de melhores condições de saúde para a sociedade. Em particular, procuraremos abordar questões como criação e uso de federações de identidades e a utilização de organizações virtuais como meios de prover atributos para tais identidades. 

[14:00 – 14:10] Abertura: desafios em Gestão de Identidade

[14:10 – 14:30] Estágio atual e perspectivas futuras do uso de certificação digital pela comunidade médica brasileira

 

Palestrante: Gerson Zafalon (CFM)

[14:30 – 14:50] Caso de uso de certificados em prontuários médicos: a experiência do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP)

Palestrante: Fabiana Machado (ICESP)

[14:50 – 15:10] Federação de identidades digitais e organizações virtuais para provimento de atributos: o que são e como poderemos nos beneficiar dessas propostas

Palestrante: Noemi Rodriguez (PUC-Rio)

 

[15:10 – 15:50] Debate

 

[15:50 – 16:10]

Palestra da Tecnoset, Comstor e Lexmark - Sala VIP

 

[15:50 – 16:20]

Intervalo

 

[16:20 – 17:20]

Uso de 4K pela área médica - Salão Raffaello

       Chair: Michael Stanton (RNP)

Com o apoio do SIG de TeleDermatologia da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), será realizada, pela primeira vez, uma transmissão ao vivo com compressão, em resolução 4K, de um procedimento de biópsia de pele no Hospital Universitário de Brasília, ocupando menos de 1 Gb/s de largura de banda da rede. O objetivo é apresentar a solução de captura e transmissão 4K desenvolvida pelo Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) da UFPB, cujo desenvolvimento foi financiado pela RNP, com potencial uso em hospitais universitários com limitada largura de banda. Também será debatida a aplicação dessa tecnologia na área de e-Saúde.

[16:20 – 16:30] Abertura

[16:30 – 17:20] Demonstração 4K ao vivo de biópsia de pele

Palestrante: Luiz Ary Messina (Rute/RNP), Guido Lemos (Lavid/UFPB), Erick Melo (Lavid/UFPB), Raimunda Nonata Ribeiro Sampaio (HUB), Ciro Gomes (HUB)

 

[16:20 – 17:20]

Governança e Liderança - Salão Bernini

Moderador: Jussara Issa Musse (UFRGS)

[16:20 – 17:20] Práticas de Governança e Gestão de Serviços de TI nas Universidades Federais

Cada vez mais a TI parece ter seu papel nos modelos de negócio das organizações. Por outro lado, as questões que se colocam, por exemplo segurança, escalabilidade e continuidade dos negócios, tornam as soluções complexas. Adotar práticas de governança e de gestão de serviços de TI está no rol das iniciativas que buscam contribuir para a entrega das propostas de valor e com isso ampliar o sucesso do modelo de negócio adotado. Esta sessão pretende abordar as práticas de governança e de gestão de serviços de TI, em casos aplicados no ambiente das universidades federais.

Palestrantes: Édson Flávio de Souza (UFPR), Pedro Jácome de Moura Jr. (UFPB)

 

[17:30 – 17:50]

Palestra da Digitalnet e da Polycom - Sala VIP